domingo, 21 de setembro de 2008

Ferrugem a menos...



Tal como tinha prometido, aqui estou de volta para novos comentários sobre o nosso Barreiro e não só.

Nada melhor para recomeçar que um comentário do deputado municipal do PCP Rui Ferrugem no Jornal Rostos, que nos brindou com a sua iluminada opinião sobre o tão comentado caso dos “12 minutos”, ou seja, a candidatura que podia ter sido e não foi.

O digníssimo senhor deputado, por repudiar o facilitismo com que nesta terra se opina por tudo e por nada, na maior parte das vezes não cuidando de se conhecer previamente os assuntos, vem então esclarecer, na qualidade de Deputado Municipal, os cidadãos barreirenses, neste caso em matéria de candidaturas.
Faz então a pergunta sacramental: “Conhecem os barreirenses o conjunto da candidaturas apresentadas durante este mandato sobre os mais variados assuntos?”
A mesma pergunta poder-se-ia fazer ao Senhor deputado, pois brinda no seu artigo, os mesmos barreirenses que pretende elucidar, com um chorrilho de afirmações que muito pouco correspondem à realidade.

Começando pelas candidaturas à Acção Social, mais concretamente ao Programa PARES, Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, a CMB não teve qualquer participação na elaboração dos dossiers das candidaturas que foram aprovadas pelo governo do Partido Socialista, conferindo ao Barreiro mais seis equipamentos de Creche.

Relativamente à cedência de terrenos para a construção dos equipamentos de creche, cedência essa que considero em alguns casos discutível, a CMB não fez mais do que a sua obrigação, tendo em conta que os terrenos cedidos eram de domínio público, ou seja, de todos os barreirenses.

No que diz respeito à candidatura “Pagar a tempo e horas” em que o Barreiro foi contemplado, o deputado Rui Ferrugem deveria ter dito que foi, mais uma vez, o governo do Partido Socialista que permitiu que essa candidatura fosse possível.
Talvez também devesse ter dito aos barreirenses, qual é a situação que existe neste momento de dívidas a fornecedores pois, pelo que sei, esses pagamentos continuam com largos meses de atraso.
Pelos vistos, o Senhor deputado do PCP, desconhece não só os pormenores processuais, mas a verdade e a essência dos factos.

No que toca à atenção e ao interesse da CMB em concorrer a apoios, convenhamos que não pode a nossa Autarquia ficar apenas por ai, porque a sua obrigação é fazer e não apenas fazer de conta que faz.
A CMB tem a obrigação perante os barreirenses de entregar uma nova candidatura, mas desta vez a tempo e horas!
Não podemos esperar que seja apenas o governo do Partido Socialista a aprovar uma nova candidatura e demonstrar mais uma vez que gosta do Barreiro.

Quanto à referência do senhor deputado Rui Ferrugem à idoneidade do senhor presidente, tal não era necessário, a não ser que o senhor deputado esteja preocupado com o que se passa dentro do seu próprio partido, porque como sabemos, este infeliz episódio veio acentuar ainda mais algumas diferenças.

Quanto a mim, o Senhor Presidente Carlos Humberto, deverá, naturalmente recandidatar-se, pois os barreirenses, não quererão certamente perder a oportunidade de avaliar o trabalho destes 4 anos.
Desta vez, com os olhos postos nos últimos oito anos, os Barreirenses que comparem.
O Barreiro agradece.

Ana Gomes da Silva