quinta-feira, 24 de abril de 2008

O meu 25 de Abril, por Isana

O levantar era cedo.
O barco, o das 06h15 rumo a Lisboa, onde se ganhava o pão.
Na manhã de 25 de Abril de 1974, mais uma vez, a rotina cumpriu-se.
Mais um dia de trabalho.

Quando cheguei ao barco, as conversas eram no entanto diferentes.
Falava-se que tinha havido "alguma coisa" em Lisboa.
Na rádio, algumas notícias curtas e imprecisas e música diferente.

À chegada, em vez do caminho habitual pela Praça do Comércio, fomos encaminhados para o "Campo das Cebolas" e os que tinham como destino o Rossio, tiveram que fazer o trajecto pela Rua da Madalena.

Com um sentimento de apreensão crescente, dirigi-me rapidamente para o emprego.
Durante a manhã, fomos percebendo que era uma Revolução.

O medo, naquela época um sentimento tão normal, dissipou-se e deu lugar ao nervosismo, à curiosidade.
Depois, uma alegria imensa, quando tive a noção que os militares estavam do nosso lado.
Do lado dos oprimidos, dos explorados, dos amordaçados...
Deixei o emprego e dirigi-me ao Largo do Carmo.

Vivi Abril com toda a alegria!
Vivi a Liberdade, que me encheu o peito e me lavou a alma!
Vivi e saboreei, o momento que pensei ser impossível e que hoje recordo com eterna saudade.

Viva a Liberdade!
Viva o 25 de Abril!

Isana

O "rigor" impõe-me que diga que Isana ainda hoje é Comunista,
tendo-se mantido fiel aos seus princípios ideológicos.

Aprendi e aprendo com ela tudo o que sou.
Obrigada, Mãe!!!

4 comentários:

São disse...

Pois eu também continuo de Esquerda, como sempre!
Gostei do testemunho e só lamento não ter podido estar no Largo do Carmo...
Abraços para ambas!

Ana Gomes da Silva - Capikua disse...

Minha Amiga,

Obrigada por mais um comentário.
Felizmente somos as três de esquerda...

Este rigor de que falo no post foi apenas para não existir a ideia que os Comunistas são segregados neste blogue.

Afinal, como já afirmei várias vezes, a Liberdade não tem dono nem cor.

Um feliz 25 de Abril!

Beijinho

Ana

Anónimo disse...

Um pequeno contributo!
Uma mulher tão "grande", que merece quer enquanto pessoa quer como artista, tudo aquilo que defendeu e defende!
Eu diria mais: ela não é comunista, ela é uma VERDADEIRA comunista... assim fossem todos!
Um beijinho grande
Carlos Duarte

Anónimo disse...

Um grande beijinho à minha amiga Isana, uma grande defensora da LIBERDADE!!!!


Paula B.